segunda-feira, 11 de abril de 2011

As cores do apiário






Parte do jardim das nossas abelhas! Lindo!

O Enxame II


Cansados, andávamos na recolha do material apícola, que segundo o meu marido, espalho pelo apiário pela minha falta de organização do trabalho, quando o meu marido sentiu um barulho! era o zunzum das abelhas, pior que vuvuzelas, opinião do meu marido!

Nesta altura do ano o meu marido dedica especial atenção aos caça-enxames que coloca em locais que considera estratégicos! Desde caixas , até cortiços, núcleos e mini núcleos que lambuza com abejar, quadros com cera puxada, cheirinho de cera que se sente no ar ,aproveita tudo o que possa cativar enxames a poisar.

Temos tido sorte e as vezes vamos dar com caixas povoadas ou estamos presentes e vemos as abelhas a pousar.

A primeira vez que vi um exame a pousar foi inesquecível; lembro-me da excitação e alegria do meu sogro, de como ele me disse para bater numa lata e gritar, pousa, pousa! e poisou e foi bem giro!

Este foi assim, vimos as abelhas e surgir do fundo do vale e voarem em direcção ao nosso apiário! Ficamos os dois a sorrir e esperamos que se juntassem, não batemos em latas nem gritamos! apanhamos o enxame e rimos muito! Recordei a alegria do meu sogro e tenho a certeza que o coração do meu marido também sentiu a presença do pai.

Terminamos o dia cansados e felizes

O Enxame

Andava eu por Lisboa quando me apercebo de um zum zum no ar e concentro-me nos comentários das pessoas com que me cruzo nas rua: são abelhas; são vespas; estão a fazer ninho. E no meio destes comentários muitos param e apontam telemóveis para a foto. Eu também parei e tirei uma fotos e tive vontade de falar com alguém, partilhar a novidade. Telefonei ao meu marido que provavelmente ocupado não atendeu, atendeu um amigo apicultor e eu e ele só tivemos pena de não podermos levar o enxame para os nossos apiários

Experiência Nova


E pronto! chegou o dia do picking!

O dia estava bom, o material preparado e escolhemos um quadro que nos pareceu bem para o picking, com larvas bem pequeninas. Afasto-me uns metros com o quadro na mão e .... estatelo-me no chão, em cheio! esqueci-me de um arame que sempre lá esteve e foi ...queda com o quadro a ir parar direitinho ao chão!

Com o corpo dorido, la me levantei e prossegui a tarefa.Tudo mal! as larvas eram do tamanho de " camarões" como o meu marido as baptizou!

Recomeçamos agora juntos, escolhemos novo quadro com larvas muito, mas muito mais pequenas. As luvas não ajudam nada, as pinças parecem sem geito.

Lembrei-me de um filme que vi onde uma senhora sentada fazia o picking como se estivesse a comer ginguba, com uma velocidade!

Comentei mais tarde com o meu marido que o que nos falta é treino! Na minha vida profissional já houve tempo que determinada tarefa levava um tempão a realizar, que até dava sono, e agora num instante a executo e com bastante satisfação.

Mais tarde já ao jantar, diz-me o meu marido a rir: olha lá caíste com os óculos? resposta minha , claro e continua ele a rir: tens os óculos tortos!